Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O jornalismo e a história

Olá!

Encontrei um texto no site Comunique-se que traz em seu conteúdo ideia a qual concordo plenamente e que a utilizei para escrever o livrorreportagem. Segundo a entrevista, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, fala que história e jornalismo são irmãs que estão sempre unidas. Segundo ele, o jornalista é um historiador do presente. Segue abaixo trecho do texto:


"O historiador é um repórter do passado", diz Laurentino Gomes
Anderson Scardoelli

Ao participar do ‘Roda Viva’, da TV Cultura, o jornalista e escritor Laurentino Gomes avaliou que não há grandes diferenças entre um historiador e o profissional da imprensa. A afirmação parte de alguém que deixou o mercado da mídia, no qual era diretor da Editora Abril, para se dedicar ao trabalho de pesquisa para produzir seus livros.


Durante a atração exibida na noite de segunda-feira, 26, Gomes argumentou o porquê da referência entre historiador e jornalista. “Não há muita discrepância entre as duas profissões. O jornalista é um cara que acompanha a história do cotidiano, um historiador do dia a dia. E o historiador é o repórter do passado. O olhar é muito semelhante (entre os dois)”, disse.


Tendo a História ainda como tema central de sua participação no ‘Roda Viva’, o jornalista contou que não foi refém da internet no período de pesquisa para as suas duas obras já publicadas, 1808 e 1822. Os livros relatam, respectivamente, a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a Independência do País. Gomes disse que para referência até o Wikipedia pode ajudar.


Se quiser ler o texto na íntegra, acesse aqui.


--------------------------------------------------------------------------------
Este texto tem tudo a ver com o que o jornalista Geneton Moraes falaou em sua participação no programa Altas Horas, da TV Globo. Segundo ele: "O jornalismo tem um pouco de arqueologia”.


Segue abaixo o vídeo:



E vocês, o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário