Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Poeta da Fome

Bom Dia.


Nesta segunda postagem, apresento para vocês um dos personagens do meu TCC. Ele se chama Severino Quirino de Miranda, mas é conhecido por muitos como o Poeta da Fome.
Nascido em Bezerros, em 1930, é um senhor humilde, que vive em uma casa simples, mas está sempre pronto pra receber qualquer pessoa que queira ouvir sua história de vida. Uma história de muitas lutas.
Semianalfabeto, ele usou dos poder das palavras para se destacar e lutar por uma sociedade mais justa.
Foi servente de pedreiro, foi à brasília, e participou de sua construção. Trabalhou na zona canavieira, mas foi quando decidiu seguir suas doutrinas políticas que sua história teve importante significado para Caruaru e para meu livro.
Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1950, e ficou responsável por distribuir os jornais do partido, os mesmos que despertaram no pedreiro a vontade de, através do comunismo, lutar por uma sociedade socialista.
Com o golpe, no dia 1º de abril, sua vida mudou, como de tantos brasileiros. Ajudou companheiros a fugir, viu companheiros sendo mortos, ou desaparecendo. Conseguiu escapar das garras dos militares até 1972.
Foi preso, torturado (tortura física e psicológica). Passou mais de dois anos na prisão. Lembra com muitas lágrimas nos olhos esse capítulo negro da sua vida.
Já tenho contato com este grande homem há mais de 3 meses. Em todas as entrevistas, ele sempre é atencioso e sempre estamos debatendo, no sua humilde casa.
Neste sábado, fui, com a companhia da minha amiga Lylian Nascimento, e quando cheguei estava descansando em sua rede. Ao pedir desculpas ele falou: "A gente só descansa uma vez na vida. E é pra sempre. A luta sempre continua"
Daí já percebe-se que temos em nossa frente, um lutador.

Abraços.

5 comentários:

  1. Conheci de perto esse homem e sua história. A memória viva de um tempo em que as escolhas e ideologias não permeavam apenas um céu acima dos olhos.

    Parabéns, Tamy. Personagem "rico" para uma história que não devemos esquecer.

    ResponderExcluir
  2. Aê tamy, muito sucesso nesse seu blog e no livro, é muito bom resgatar as memorias de uma epoca, principalmente para nós que não vivemos neste tempo... Torcendo por ti

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eu jah te disse que esse teu projeto tem tudo pra ser um sucesso? Não tenha dúvidas! Eu sou suspeita pra falar, pq adoro essa área de investigação e principalmente o a história que você investiga. Pq, parece ser uma coisa tão distante de nossa vida, mas n compreendemos o quanto isso afetou o todo o País! Eu adorei essa tua ideia, como jah te falei... é genial. Pode contar comigo, se precisar de ajuda estamos aqui!

    Aline Feitosa

    ResponderExcluir
  4. Sócia queeridaaa!
    O blog tá sendo um sucesso e se Deus quiser o TCC também!
    e vc já sabeee,precisandoo estou aquiii \\õ

    ResponderExcluir
  5. Oia, Lylian todo tempo!

    muito bom conhecer a história da nossa cidade aos pouquinhos!

    ;)

    ResponderExcluir