Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Uma mãe de exemplo

Hoje, 08 de maio de 2011, estamos comemorando o Dia das Mães. E nesta data tão especial para muita gente, quero dar uma dica para os leitores do blog. Sem sair do tema de discussão, mas proporcionando um momento de muita diversão, quero sugerir um filme para você assistir com sua mãe, ou lembrando dela.

Conhecem a história de Zuzu Angel? Uma mineira que morou no Rio de Janeiro e começou sua vida costurando roupas para seus familiares e virou um grande nome no mundo da moda e da resistência e luta contra a Ditadura Militar. No início dos anos 1970 consegue abrir sua primeira loja, em Ipanema e fica muito conhecida. Antes conheceu, em meio a seus desfiles o americano Norman Jones, e passam a ser namorados. Após alguns anos juntos, voltam para o Brasil e se casam, e acabam se mudando para Salvador, onde ela morou muitos anos. Lá Zuzu engravidou e deu a luz a seu filho, chamado Stuart Edgart.

Seu filho Stuart, nos anos 1970, já adulto, começou a lutar contra a ditadura militar e, igual a muitos, foi preso pelo DOI-CODI e desapareceu. A partir daí, Zuzu entraria em uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Foram anos em busca do corpo do filho, anos e anos de luta e sofrimento, mas ela não pôde dar um enterro a seu amado filho, pois o corpo de Stuart nunca foi encontrado.

Zuzu infelizmente não conseguiu seguir com sua luta. Morreu em um acidente de carro, no dia 14 de abril de 1976, de forma muito suspeita. A força da luta desta mulher para encontrar o filho, ou o corpo dele, e para denunciar as atrocidades da Ditadura despertou a ira de muitos. O caso de Zuzu foi tratado pela Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, no processo de número 237/96. O governo brasileiro assumiu, em 1998, a participação do Estado em sua morte.

Em 2006 o diretor Sérgio Rezende dirigiu o filme Zuzu Angel. Que tal você assistir com sua mãe, um filme emocionante, com atores e interpretações maravilhosos? Com certeza você vai se emocionar e perceber o quanto àqueles eram anos complicados para muitas mães.

Ainda existem muitas mães e famílias que não sabem o paradeiro daquele filho, filha, marido, esposa, irmão, pai e mãe. Desejo a estes, muita paz de espírito e para todas as mães, principalmente a minha, um FELIZ DIA DAS MÃES.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário